Biografia de Paulo Freire
Paulo Freire nasceu em Recife, em 19 de setembro de 1921. Era filho de uma família de classe média da capital pernambucana: seu pai era policial, e sua mãe, dona de casa. Além de Paulo, o casal teve mais dois filhos e uma filha.
Por ser estudioso, Paulo fez os primeiros estudos em escola pública oficial e foi bolsista do Colégio Oswaldo Cruz, uma instituição bastante progressista para a época, pois tinha turmas mistas entre meninos e meninas (quando a maioria dos colégios separava os gêneros), não cobrava o uso de farda e recebia estudantes de todos os credos religiosos, tendo alunos católicos, protestantes, judeus, muçulmanos e espíritas.
Paulo Freire não só estudou no Oswaldo Cruz, como também trabalhou na instituição, primeiro como assistente de ensino e, após sua formação em Direito, como professor de Língua Portuguesa.
Depois de graduado em Direito, Freire percebeu que a advocacia não era a sua vocação.
Em 1947, o professor assumiu a direção do Departamento de Educação e Cultura do SESI, o Serviço Social da Indústria. Foi lá que ele iniciou seu trabalho de alfabetização de jovens e adultos.