O legado de Paulo Freire
Em 1962 Paulo Freire sistematizou o seu sistema de ensino voltado principalmente para os adultos analfabetos. Original, o método combinava conhecimento dos campos da psicologia, da comunicação e da didática.
O educador sublinhava a importância de não usar um método único, com material didático pronto e fechado, mas sim aprender a partir do universo de cada grupo de analfabetos e começar a ensinar indo de encontro às necessidades reais das pessoas, do dia a dia.
Paulo Freire queria que os alunos se sentissem motivados a aprender e rapidamente vissem os resultados do aprendizado. O seu método tinha por base um diálogo entre o educador e o aluno. A educação, para Paulo Freire, era um ato coletivo e solidário.
As lições presentes em Pedagogia da Autonomia
Em seu livro "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (1996)", o educador reuniu as principais questões que estudou ao longo da vida e apresentou propostas práticas de como o professor pode estimular a independência do aluno. Essa foi a última obra publicada antes do pedagogo falecer.
O autor destaca muito o fato de que ensinar não deve ser transferir conhecimento e de que é importante valorizar e respeitar a experiência individual de cada aluno ao longo do processo de aprendizagem.
Paulo Freire também destaca a necessidade de despertar a curiosidade naqueles que ensinam e nos que aprendem, havendo sempre uma troca de conhecimento entre quem está dos dois lados do processo.